A gestão da percepção
O
aparecimento de gestores buscando aprimoramento nas competências que lhes são
confiadas dentro da organização é reflexo da cobrança tanto do mercado (no que tange
o melhoramento de processos), quanto por parte dos colaboradores (cada vez com
mais acesso à informação). Esses dois âmbitos formam um círculo vicioso, em que
sem colaboradores não há acesso ao mercado e sem condições de mercado, não há
condições de manter colaboradores. As questões e dificuldades surgem dos dois
lados e o papel do gestor é filtrar a informação e trabalhar com ela da melhor
forma possível dentro das condições atuais.
Roberto
Shinyashiki em 2011 publicou o livro “Problemas? Oba!” (editora Gente), no qual
ele desmistifica o pré-conceito acerca de problemas. Ele oportuniza a percepção
do problema como uma oportunidade. Vale a reflexão: se não existissem
problemas, quantos empregos desnecessários? A função de nós, colaboradores, não
é por sua vez também resolver problemas dentro das organizações? A percepção da
oportunidade no problema não é científica, é artística, principalmente em uma
realidade de valorização da inteligência emocional como a que vivemos
atualmente.
Abaixo compartilho um vídeo da Bel Pesce, que é uma jovem revelação no mundo da administração, que nos dá um recado a respeito dos nossos sonhos, vale a pena refletir!
Aproveito também para divulgar um o TEDX Unisinos 2015, que é um evento muito bacana que acontece no mundo inteiro e que acontecerá no dia 30/10, na FIERGS. Se quiserem dar uma conferida, acessem o youtube e assistam algumas palestras de outras edições.
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